Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da Educação Ambiental

Autores

  • Carlos Frederico B. Loureiro
  • Aline Viégas

Palavras-chave:

Dialética marxista, complexidade moriniana, Educação Ambiental, Marx’s Dialectics, Morin’s Complexity, Environmental Education.

Resumo

No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas. Palavras-chave: Dialética marxista; complexidade moriniana; Educação Ambiental

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Biografia do Autor

Carlos Frederico B. Loureiro

Atualmente é professor da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor dos programas de pós-graduação em educação (PPGE) e em psicossociologia de comunidades e ecologia social (Eicos), ambos da UFRJ.

Mais informações: Currículo Lattes

Aline Viégas

Professora da Instituição Federal de Ensino Colégio Pedro II, participante do Laboratório de Investigação e Estudos em Educação, Ambiente e Sociedade - LIEAS/FE/EFRJ. doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS/IP/UFRJ.

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Publicado

2009-11-09

Como Citar

Loureiro, C. F. B., & Viégas, A. (2009). Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da Educação Ambiental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 12(1), 11–31. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/795

Edição

Seção

Artigos