Uma experiência na introdução da temática ambiental na formação de professores para o ensino fundamental

Autores

  • Amélia dos Santos
  • Gisela Yuka Shimizu
  • Doris Mariani

Palavras-chave:

Educação ambiental, ensino fundamental, formação de professores

Resumo

A crescente série de problemas relacionados com as diversas formas de degradação ambiental e as conseqüências diretas sobre a qualidade de vida vem despertando nas pessoas uma atenção maior na busca por formas de enfrentar e resolver tais questões. No entanto, esta busca esbarra na falta do estabelecimento de políticas claras e específicas que possibilitem, na prática, o desenvolvimento de um trabalho em Educação Ambiental. Este deveria envolver não somente a escola, mas a sociedade como um todo, no sentido de formar pessoas preocupadas, conscientes e responsáveis pelo ambiente onde vivem. Como conseqüência, observa-se uma crescente insegurança Np “como” e “o que” se trabalhar em Educação Ambiental, abrindo espaço ao surgimento de atividades sob a mesma denominação, mas com objetivos diferentes e muitas vezes até mesmo conflitantes com os conceitos de Educação e Ambiente. Por outro lado, observa-se um grande interesse na busca por informações e esclarecimentos. Dessa forma, esta experiência tratou da introdução da temática ambiental na formação de alunos do quadro do Magistério, futuros professores do Ensino Fundamental. Utilizou-se para tal uma abordagem em que se procurou sempre a reflexão e a discussão como principais estratégias na mediação do conhecimento. Essa abordagem teve a finalidade de se construir representações do Ambiente e da Educação que pudessem vir a embasar um trabalho coerente e realista em Educação Ambiental. Assim, foi possível refletir sobre: (1) a caminhada do Homem na Terra e os conseqüentes impactos causados; (2) as diferentes percepções culturais do Ambiente e o valor de cada uma delas; (3) o ambiente individual e coletivo próximos; (4) os conceitos ecológicos que norteiam teorias e ações de gestão ambiental; e finalmente, (5) a vivencia e analise crítica de algumas práticas existentes. este trabalho sugeriu uma opção de abordagem na introdução desta temática, abrindo espaço para a reflexão. Ao concluir as atividades, notou-se nos participantes uma clara mudança na percepção e postura em relação ao ambiente.

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Biografia do Autor

Amélia dos Santos

Tem experiência no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. Neste último, tem experiência também como Coordenador de Curso. Possui doutorado pelo Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo (2002 e 2008). Atualmente é docente e coordenadora de curso no Centro Universitário São Camilo.

Mais informações: Currículo Lattes

Gisela Yuka Shimizu

Departamento de Ecologia - Instituto de Biociências - USP.

Doris Mariani

Socióloga, Casa de Cultura Salvador Ligabue - Secretaria Municipal de Cultura - São Paulo

Publicado

2009-11-11

Como Citar

Santos, A. dos, Shimizu, G. Y., & Mariani, D. (2009). Uma experiência na introdução da temática ambiental na formação de professores para o ensino fundamental. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 5. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1097

Edição

Seção

Artigos