v. 23 n. 3 (2018)

					Visualizar v. 23 n. 3 (2018)
Publicado: 2018-12-22

Expediente

  • Expediente

    Caio Floriano dos Santos, Sérgio Botton Barcellos
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8647

Editorial

  • Editorial

    Caio Floriano dos Santos, Carlos RS Machado, Hardalla do Valle, Sérgio Botton Barcellos
    1
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8629

Dossiê Karl Marx 200 Anos: natureza e o marxismo ecológico

  • Apresentação

    Carlos RS Machado, André Luis Castro de Freitas, Ivonaldo Leite, Maria José Araújo
    2-9
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8631
  • O Manifesto Comunista: histórico e pressupostos

    André Luis Castro de Freitas, Luciane Albernaz de Araujo Freitas
    10-31
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8351
  • Apropriação da riqueza do trabalho e da natureza pelo capital no Brasil: reflexões a partir de Karl Marx e Florestan Fernandes

    Tainara Fernandes Machado, Guilherme Luiz Krucinski Tortelli
    32-61
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8646
  • Das formações que precederam o capitalismo ao modo de produção vigente: contribuições para refletir a relação Ser Humano – Natureza

    Darlene Silveira Cabrera, Luis Fernando Minasi, Alex Nunes Molina
    62-84
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8361
  • Natureza e Sociedade: uma recuperação da trajetória do marxismo ecológico e seu impacto nas pesquisas das ciências ambientais no Brasil

    Ivan Penteado Dourado, Gabriela Dias Blanco
    85-104
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8354
  • Reificação e Questão Ambiental: contribuições de Karl Marx para a agenda de uma Educação Ambiental Crítica

    Everaldo Nunes de Farias Filho, Louise Claudino Maciel
    105-127
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8350
  • Karl Marx, as natureza e suas relações educativas

    Carlos RS Machado
    128-158
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8643
  • Bases marxistas para la educación ambiental

    Guillermo Foladori
    159-169
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8290
  • Crianças de todo o mundo, uni-vos!

    Maria José Araújo, Hugo Monteiro
    170-188
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8645
  • Ressonâncias marxianas na América Latina: a teoria da dependência

    Ivonaldo Leite
    189-200
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8644
  • Super-explotación de la naturaleza y el trabajo en sociedades extractivas. Capitalismo y patriarcado en el neodesarrollismo en la Argentina

    Mariano Féliz, Alicia Isabel Migliaro
    201-229
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.8362

Artigos

  • Contradições e Conflitos Éticos da “Educação Ambiental” com Cativeiro Animal

    Washington Luiz dos Santos Ferreira, Karina Ferreira Sanchez, Carolina Cavalcanti Nascimento
    230-251
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.5826
  • Uso da educação ambiental como ferramenta-chave no processo de recuperação ambiental

    Vicente Elício Porfiro Sales Gonçalves da Silva, Pollyana Maria Pimentel Monte, Sara Letícia Lopes de Souza Brito, Lucas da Silva, Maria Amanda Menezes Silva
    252-266
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6887
  • Educação Ambiental no Ensino Fundamental: ensinar a conhecer “microalgas” para preservação dos corpos d’água

    Juliana Ferreira da Silva
    267-280
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6937
  • Conto de tradição oral: um dossiê de uma prática interdisciplinar em aula de ciência

    Diana Gonçalves Santos
    281-296
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7046
  • Práticas x Educação Ambiental: oportunizando a consciência ecológica - Relato de Experiência

    Cisnara Pires Amaral
    297-308
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7106
  • Pesca artesanal e participação na gestão territorial: a realidade dos pescadores artesanais da Lagoa Mirim

    Ederson Pinto da Silva, Tatiana Walter
    309-330
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7412
  • A Educação Ambiental constituída na práxis do Trabalho Técnico Social: teoria e prática no contexto de conflito socioambiental no processo de expansão de área portuária.

    Anderson Pires Souza, Thaís Gonçalves Saggiomo, Lucia de Fátima Socoowski Anello
    331-346
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7416
  • Intervenção escolar: abordagem sobre a Lagoa Salgada de Feira de Santana-BA

    Amanda da Silva Souza da Silva Souza, Laís Rodrigues dos Santos, Taise Bomfim de Jesus, Leila Thaise Santana de Oliveira Santos
    347-364
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7515
  • Vermicomposteira em escolas como alternativa de tratamento de resíduos sólidos orgânicos

    Evandro De Freitas, Ramiro Pereira Bisognin, Robson Evaldo Gehlen Bohrer, Raquel Schmatz, Bruno Chaves, Marciel Redin
    365-378
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7706
  • Política Nacional dos Resíduos Sólidos: abordagem da problemática no Brasil e a situação na região sul

    Laís Lavnitcki, Camila Angelica Baum, Valter Antonio Becegato
    379-401
    DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7783