Educação Ambiental no Ensino Fundamental: ensinar a conhecer “microalgas” para preservação dos corpos d’água

Autores

  • Juliana Ferreira da Silva Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6937

Palavras-chave:

Conservação. Educação Ambiental. Ensino Fundamental. Ambientes Aquáticos.

Resumo

Como estratégia para a preservação dos ambientes aquáticos, foi aplicada uma oficina com atividade prática a alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental. A forma avaliativa foi por meio de questionários respondidos dias antes da oficina e um mês após esta. A palestra teve como proposta provocar a reflexão assim como mostrar a existência e a importância das microalgas nos ambientes aquáticos. Durante a oficina, os alunos observaram, em microscópios ópticos, microalgas de corpos d'água próximos da escola, espécies de culturas e em lâminas permanentes. Avaliando os questionários, pode-se perceber que as atividades desenvolvidas facilitaram a compreensão e a assimilação de conceitos sobre a temática abordada, sensibilizando os alunos para a importância da preservação dos corpos d’água.

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Publicado

2018-12-22

Como Citar

da Silva, J. F. (2018). Educação Ambiental no Ensino Fundamental: ensinar a conhecer “microalgas” para preservação dos corpos d’água. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(3), 267–280. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.6937

Edição

Seção

Artigos