A Educação Ambiental no currículo escolar do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais

Autores

  • Humberto Ferreira Silva Minéu IFTM/Campus Ituiutaba Doutorando em Geografia/UFU
  • Raquel Alves Teixeira
  • Marlene de Muno Colesanti Instituto de Geografia/UFU

Palavras-chave:

Educação ambiental. Currículo Escolar. Ensino Médio.

Resumo

O presente trabalho é parte de um estudo que envolve a análise da educação ambiental na rede estadual de Minas Gerais. Analisa-se como a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) está contemplada no Programa Estadual de Educação Ambiental e no Currículo Escolar do Ensino Médio. A metodologia envolve a análise dos documentos disponibilizados no sitio da Secretaria de Estado de Educação – o Programa de Educação Ambiental e o Novo Plano Curricular do Ensino Médio. Os resultados demonstram que os princípios estabelecidos para a educação ambiental no estado atendem de forma explícita a maioria dos princípios estabelecidos na PNEA (art. 4º, lei 9.795/1999). O Plano Curricular do Ensino Médio não contempla as linhas de ação e os objetivos definidos no Programa de Educação Ambiental do estado de Minas Gerais e também não atende ao que preceitua a PNEA.

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Biografia do Autor

Humberto Ferreira Silva Minéu, IFTM/Campus Ituiutaba Doutorando em Geografia/UFU

Área de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos

Raquel Alves Teixeira

Bióloga. Esp. em Ciências Ambientais

Marlene de Muno Colesanti, Instituto de Geografia/UFU

Instituo de Geografia Área de Educação Ambiental

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Publicado

2016-07-27

Como Citar

Minéu, H. F. S., Teixeira, R. A., & Colesanti, M. de M. (2016). A Educação Ambiental no currículo escolar do ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 19(2), 18–32. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/4025

Edição

Seção

Artigos