Revisitando a História da educação ambiental nos programas escolares gaúchos

Autores

  • Sônia Zakrzevski
  • Michèle Sato

Palavras-chave:

Educação ambiental, currículo, escola, environmental education, curriculum, schools

Resumo

Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica em que procuramos resgatar a história da Educação Ambiental (EA) na escola pública gaúcha, a partir da leitura e análise dos Programas de Ensino Oficiais do Estado do Rio Grande do Sul, propostos da década de 1930 a 2000. Percebemos que ao longo da história, a EA esteve vinculada a diferentes valores e interesses e por isso tem apresentado objetivos, orientações metodológicas e políticas distintas. Ela tem sido, ao longo de sua história, vinculada ao ensino de Ciências Naturais e abordada como conteúdo ou matéria. Apenas no final dos anos 90 deixa de ser uma temática marginalizada e as propostas oficiais sugerem sua integração à totalidade do currículo escolar. No início deste milênio, a EA gaúcha começa a apresentar uma identidade política própria (crítica e emancipatória). Palavras-Chave: Educação Ambiental, Currículo, Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Zakrzevski

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Pedagogia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR.

Mais informações: Currículo Lattes

Michèle Sato

Atualmente é docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-Doutorado Université du Québec à Montréal, UQAM, Canadá.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-11-09

Como Citar

Zakrzevski, S., & Sato, M. (2009). Revisitando a História da educação ambiental nos programas escolares gaúchos. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 11(1), 25–44. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/766

Edição

Seção

Artigos