Educação ambiental e seus desafios no ensino superior: Um Estudo de caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Bragança

Autores

  • Igor Padilha de Souza Instituto Federal do Pará
  • Laila Suellen Sntana Chaves Universidade Federal do Pará
  • Lena Claudia dos Santos Amorim Saraiva Universidade Federal do Pará
  • Marcos Ronielly da Silva Santos Universidade Federal do Pará
  • Marcelo Santos de Mendonça Instituto Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.6845

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ensino superior, Instituição de ensino,

Resumo

A Educação Ambiental tem sido objeto de vários debates nacionais e internacionais, que produziram uma série de recomendações e orientações para sua implementação como prática sistemática nas escolas. Neste contexto esse artigo analisa a educação ambiental e seus desafios no ensino superior; levando em consideração uma Instituição Federal de Educação Pública. A metodologia da pesquisa está pautada no método dedutivo-indutivo e de acordo com a NBR 14724 de 2011, com a aplicação de questionários e revisão bibliográfica sobre os temas: educação ambiental, práticas de ensino e ensino superior. O artigo foi organizado em três etapas fundamentais: levantamento bibliográfico, coleta de dados e sistematização dos resultados. A partir dos procedimentos metodológicos empregados na pesquisa considera-se que a educação ambiental é tratada de forma rasa e transversal nos currículos e práticas no ensino superior. Ausentando-se de muitos processos formativos e educacionais pela necessidade de professores de áreas afins e pelo baixo número livros e ações metodológicas que tratem e divulguem o tema proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Padilha de Souza, Instituto Federal do Pará

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Pan Americana(2015), Graduado do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2014), Instituição onde se formou no Curso Técnico em Edificações(2013),. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Cartografia, Topografia, Geoprocessamento e Recursos Hídricos.

Laila Suellen Sntana Chaves, Universidade Federal do Pará

Atualmente é professora efetiva da SEDUC-MA. Trabalhou como Técnica de Apoio Pedagógico- Leitora e Transcritora Braille na Universidade do Estado do Amapá- UEAP. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Pan Americana, em Capanema; Formada em Letras-Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança; atualmente cursando licenciatura em Pedagogia, pela FAEL.

Lena Claudia dos Santos Amorim Saraiva, Universidade Federal do Pará

Graduada em Pedagogia e Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará, Atualmente é Docente da Faculdade Pan Americana.

Marcos Ronielly da Silva Santos, Universidade Federal do Pará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais UFPA/EMBRAPA/MPEG. Mestre em Ciências Ambientais UFPA (2017). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Pan Americana (2015). Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2014). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase na análise de paisagem por meio da utilização das técnicas de geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Hídricos, Impactos Ambientais, Climatologia e Vulnerabilidade Socioambiental. Exerceu monitoria das disciplinas de Geoprocessamento e Analise e Previsão do Tempo. Foi Bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial A no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) (2013/2014) e participou da comissão organizadora do I Seminário de Geografia do IFPA e do 8º Congresso Católico Universitário no CESUPA.

Marcelo Santos de Mendonça, Instituto Federal do Pará

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2014), é técnico de nível médio em Pesca e Informática e especialista em Docência do Ensino Superior, na Faculdade PAN AMERICANA. Atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, análise ambiental, análise da paisagem e gestão de unidades de conservação.

Downloads

Publicado

2019-05-28

Como Citar

Souza, I. P. de, Chaves, L. S. S., Saraiva, L. C. dos S. A., Santos, M. R. da S., & Mendonça, M. S. de. (2019). Educação ambiental e seus desafios no ensino superior: Um Estudo de caso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Bragança. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 24(1), 32–53. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v24i1.6845

Edição

Seção

Artigos