Aportes da ecologia política para a construção de uma educação ambiental de base comunitária no contexto latino-americano: narrando a experiência de um Curso de Extensão Universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i1.11158

Palavras-chave:

Curso de Extensão Universitária, Educação Ambiental de Base Comunitária, Ecologia Política, América Latina.

Resumo

Este trabalho pretende trazer aportes para consolidação de uma Educação Ambiental (EA) de Base Comunitária, que vem sendo formulada a partir dos acúmulos de pesquisa do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur), através do diálogo entre o campo da EA Crítica em articulação com a Ecologia Política Latino-Americana e a Educação Popular. Para tal, iremos descrever e discutir a experiência de um curso de extensão oferecido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), através do GEASur, que ocorreu de 2017 a 2019, em três edições. Para tanto, refletiremos também sobre o papel da extensão universitária na formação de educadores e ativistas socioambientais críticos, com a intenção de responder às demandas da educação ambiental em territórios que enfrentam conflitos ambientais.

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Biografia do Autor

Celso Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Biólogo, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(UNIRIO), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur, GEASur/UNIRIO. Conselheiro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Estado do Rio de Janeiro, diretor da ADUNIRIO, seção sindical Andes.

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Publicado

2020-04-10

Como Citar

Sánchez, C., Salgado, S. D. C., & de Oliveira, S. T. (2020). Aportes da ecologia política para a construção de uma educação ambiental de base comunitária no contexto latino-americano: narrando a experiência de um Curso de Extensão Universitária. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 25(1), 131–161. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v25i1.11158

Edição

Seção

Artigos XII Convenção Internacional do M.Ambiente e Desenvolvimento para integração e cooperação para a sustentabilidade