Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista tem como meta intensificar as discussões sobre a formação de educadores(as) ambientais pesquisadores, capazes de contribuir para a produção de conhecimentos e a criação de alternativas no campo da Educação Ambiental, a partir de artigos e resenhas com um enfoque científico, humanista e interdisciplinar das questões educacionais, ecológicas e socioambientais.

 

Políticas de Seção

Expediente

Editores
  • Sérgio Barcellos
  • Caio Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

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Artigos

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Pareceristas

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Resenhas

- Para essa seção serão aceitas resenhas de obras (livros, capítulos, artigos e outros) que tenham relação com o debate acerca da Educação Ambiental;
- Devem seguir as mesmas regras de formatação dos artigos (formatação, fonte e etc).
- A resenha deve ter no máximo 5 páginas e não deve conter resumo. As informações sobre a obra devem estar inseridas como nota de rodapé no título;
- É necessário que se realize uma relação entre a obra resenhada e a Educação Ambiental. Trazendo elementos para o debate, pesquisa, ensino e extensão dentro da área.

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Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal

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Dossiê Temático Conflitos; Injustiça, Desigualdade e Educação Ambiental na América Latina

Essa seção receberá artigos para o dossiê "CONFLITOS; INJUSTIÇA, DESIGUALDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AMÉRICA LATINA" até 05 de setembro de 2017.

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Dossiê: Saberes, Práticas e Formação de Educadores(as) Ambientais

Editores
  • Caio Santos
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Dossiê Karl Marx 200 Anos: natureza e o marxismo ecológico

Artigos, ensaios, reflexões e relatos de pesquisas que discutam a obra, partes de obras que tratem das temáticas da educação, natureza/ ambiente, a relação sociedade x natureza e cultura nas obras de Karl Marx.

Editores
  • Editor Ambiente e Educação
  • Sérgio Barcellos
  • Caio Santos
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Número Especial EDEA 2018

Somente artigos do número especial EDEA 2018.

Editores
  • Editor Ambiente e Educação
  • Caio Santos
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Dossiê “A Educação Ambiental em uma perspectiva da Oceanografia Socioambiental”

Submeter apenas artigos direcionados ao Dossiê.

Normas para publicação: https://periodicos.furg.br/ambeduc/about/submissions#authorGuidelines

Prazo para submissão: 01 de setembro de 2019.

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Processo de Avaliação pelos Pares

O artigo que será avaliado na Revista Ambiente & Educação deve ser inédito e deve conter análise com aporte teórico e metodológico embasado em resultados preliminares ou consolidados de pesquisa na área da educação e da educação ambiental.

O(a) autor(a) principal deve ter no mínimo mestrado como titulação acadêmica. Os artigos devem conter no máximo dois (duas) coautores (as).

Após verificar se o artigo está de acordo com a "Política de avaliação da Revista" e as "Diretrizes para autores" os (as) pareceristas que geralmente são professores (as) e pesquisadores (as) atuantes na temática do artigo e que são externos e alheios à equipe editorial e à FURG, serão designados para avaliação as cegas em até 15 dias e com um prazo de até 30 dias para retorno do parecer com a seguinte avaliação: "aceito sem alterações"; "aceito com alterações"; "submeter novamente"; ou "rejeitado".

Caso o artigo seja aceito, reenviamos ao(a) autor (a) o parecer para revisão ou autorizar o "de acordo" para a publicação em um número da Revista. Solicitamos, geralmente, uma resposta dos (as) autores (as) em até 15 dias.

A nossa política anti-plágio consiste desde buscas de trechos no google ao uso de programas como o FAREJADOR DE PLÁGIOS 10.1 e COPYSPIDER.

 

Periodicidade

Revista de publicação semestral em versão online.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista não cobra taxas para submissão nem para processamento de artigos e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Os artigos estão licenciados sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). O acesso é livre e gratuito para download e leitura, ou seja, é permitido copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


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